Sou reconhecido pela minha voz

A GIF utiliza Biometria de Voz, a tecnologia que garante o mais avançado método de autenticação de pessoas. São necessários apenas alguns segundos de fala para que o sistema seja capaz de analisar, com 98% de eficácia, quem é o autor. Cada indivíduo, por mais que fale a mesma frase, vai apresentar características que o identifica. A voz é como a nossa impressão digital. Basta identificar como são pronunciadas as palavras, a velocidade, o sotaque para saber quem é a pessoa, bem como também influencia o formato da boca, a respiração, entre outros mais de 50 fatores determinantes.
A grande vantagem aos nossos clientes é o fato de que com a Biometria de voz reduz o processo de autenticação em 4 vezes. Além disso, temos a autenticação em tempo real, que promove muito mais segurança aos clientes e consumidores, bem como valida o contato com um agente sem precisar repetir frases a toda hora. Também é possível agilizar o tempo de serviço numa média de 40 segundos por chamada, o que garante esforços para atividades geradoras de receitas.
Ao utilizar os serviços de Biometria por voz, é possível, inclusive, registrar passivamente os clientes durante a chamada e criar um banco de dados antifraudes, que será muito útil para a segurança das atividades empresariais e para interações.

Perguntas frequentes

A Biometria de voz consegue detectar a identidade de uma pessoa pelo modo como ela fala. Diversos atributos contribuem para essa identificação como: a pronúncia, o sotaque, o modo que movimenta a boca, a respiração etc. São avaliados tanto os componentes físicos quanto os comportamentais. Essas características são denominadas como “impressão por voz”. O jeito mais simples de compreendê-la é fazer uma analogia com a impressão digital. O modo como falamos também é único, e a GIF usa tecnologia capaz de identificar qualquer pessoa.

A Biometria por voz pode ser feita de dois modos: texto dependente e independente.

  1. - Texto dependente: Para detectar a voz da pessoa, durante uma chamada, realiza-se a “Pass Phrase”, traduzida como “frase secreta” e está diretamente relacionada com a Autenticação Ativa, que permite realizar uma comparação com o banco de dados previamente capturado durante o processo de inscrição. Desse modo, é possível saber se quem está na ligação é a pessoa cadastrada. Isso garante segurança, principalmente no que diz respeito ao repasse de informações.
  2. - Texto independente: Não exige uma frase pré-definida para realizar a autenticação por voz. Neste tipo de tecnologia, enquanto a pessoa está falando, o sistema analisa suas características vocais e, ao mesmo tempo, faz uma busca no banco de dados. Também é conhecido como Autenticação Passiva.

Algumas pessoas confundem Autenticação por Voz com Reconhecimento de Voz. As principais diferenças são que o reconhecimento associa a fala ao texto para uso em um contexto que não esteja associado a identificar quem é aquela pessoa. Já a autenticação por voz tem o claro objetivo de usar a tecnologia para saber exatamente quem é o autor da fala.

O primeiro passo que fazemos é realizar a Inscrição de cada pessoa. Esse procedimento é feito por meio da captura da fala ao ler a mesma frase várias vezes. Em tempo real, o sistema avalia se a amostra possui as qualidades que precisamos para usar os dados posteriormente. Caso não, pedimos à pessoa que releia a frase até que seja possível identificar que está adequada para os nossos clientes.

Depois de realizarmos a Inscrição, no processo de captura de voz, nosso sistema é capaz de reconhecer quem é a pessoa em segundos. Isso acontece porque em tempo real, ele faz uma análise no banco de dados e compara os dois sons.

Nós utilizamos dois tipos de biometria por voz: Ativo On-line e Passivo  Off-line. O cliente indica qual é o mais adequado às suas necessidades.

Ativo — On-line: Realiza a autenticação da voz em tempo real, durante a chamada com a pessoa, que pode ser feita de forma ativa, on-line e texto dependente.

Passivo — Off-line: Utilizado quando há a necessidade em checar  as gravações de chamada e, desse modo, identificar e/ou prevenir as fraudes.

A GIF alinha a experiência dos profissionais atuantes e conhecedores das mais avançadas técnicas de investigações com a tecnologia para identificar e prevenir fraudes. A Biometria de voz passiva off-line é utilizada por meio de potentes servidores, que gravam e armazenam os áudios de vendas digitais e sem contato.

Nossos clientes recebem relatórios de cluster, bem como criamos listas negras e metadados que contribuem diretamente com a identificação dos fraudadores. Com essas informações, somos capazes de produzir estratégias eficientes em cibersegurança e sempre de acordo com os avanços tecnológicos.