Logo-GIF Modal Box Title

  • Início
  • Artigos
  • Newsletter
Pesquisar
Globe Linkedin Instagram Facebook
  • Início
  • Artigos
  • Newsletter
  • Início
  • Artigos
  • Newsletter
Pesquisar
Globe Linkedin Instagram Facebook
  • Leitura ordenada

logística do futuro

Conheça mais de 10 tendências da logística do futuro para os centros de distribuição

Veja os principais desafios enfrentados pelos centros de distribuição e as tendências futuras de logística.
  • 15 de maio
  • 10 min

Com a chegada de novas tecnologias, as mudanças no comportamento do consumidor e a busca constante por otimização, a logística, principalmente nos centros de distribuição, tem sido resenhada. Neste sentido, podemos observar as transformações impulsionadas pela logística do futuro que estão moldando o setor. 

Dessa forma, tais mudanças são peças-chaves para enfrentar os desafios das operações logísticas e dos centros de distribuição nos próximos anos, garantindo que as empresas tenham as ferramentas necessárias para continuarem competitivas e se destacarem no mercado. 

Impacto dos centros de distribuição para a logística 

Os centros de distribuição (CDs) são como o coração das operações logísticas, já que são a porta de entrada e saída de mercadorias, tanto quando elas vêm de fábricas e outros locais, como na destinação a centros de distribuição menores ou ao consumidor final. 

Para se ter uma ideia, só o segmento de e-commerce, que movimenta parte dessa logística, teve aumento de 10,5% no faturamento em 2024 em relação ao ano anterior, com R$ 204,3 bilhões arrecadados. No total, foram 414,9 milhões de pedidos, segundo o estudo da ABComm. 

Outro levantamento da Opinion Box mostra que 72% dos compradores online já enfrentaram problemas com a entrega de produtos do e-commerce. 

Além disso, para 49%, o valor do frete é o item diferencial na hora de escolher o modo de entrega nas compras online. Já 22% consideram o tempo de entrega como primordial. 

Por esses motivos, o centro de distribuição está no centro da transformação atual. Até porque, além das demandas dos consumidores, há os avanços da Indústria 4.0, a necessidade de eficiência, as pressões por sustentabilidade e a crescente complexidade da cadeia de suprimentos.  

Para abraçar todas essas, o futuro da logística precisa evoluir para uma versão mais inteligente, conectada, segura e resiliente.

Inteligência de segurança patrimonial

Principais desafios enfrentados pelos centros de distribuição 

Existem uma série de desafios estruturais e operacionais que os CDs precisam superar para garantir a eficiência e competitividade do setor. Veja os obstáculos mais frequentes ao futuro da logística: 

1. Altos custos operacionais 

Manter um centro de distribuição eficiente e competitivo exige grandes investimentos em infraestrutura, tecnologia, energia, mão de obra e manutenção. Outro problema da operação logística em termos de despesas é o custo com transporte e combustíveis, especialmente com a extensa dimensão territorial do nosso país. 

2. Atualização tecnológica constante 

Para acompanhar as demandas atuais, a velocidade das inovações tecnológicas é elevada. Isso obriga os CDs a investirem constantemente na modernização de seus sistemas e equipamentos para promover a otimização de processos, assegurar entregas dentro do prazo, rotas efetivas e menos falhas, assim como fortalecer métodos de segurança. 

Leia também: 10 estratégias para otimizar a gestão de frota na sua empresa 

3. Pressão por entregas mais rápidas 

Com o crescimento do e-commerce e a expectativa dos consumidores por entregas no mesmo dia ou em 24 horas, os CDs precisam operar em tempo quase real. Isso exige não apenas agilidade, mas também precisão e controle absoluto sobre estoques e fluxos de pedidos, o que nem sempre é fácil de alcançar. 

4. Gestão de operações omnichannel 

O modelo omnichannel traz uma complexidade adicional às operações. Um único centro pode ter que atender pedidos de lojas físicas, marketplaces e vendas diretas ao consumidor, cada um com particularidades logísticas, políticas de devolução, tipos de embalagem e prazos específicos. 

5. Falta de visibilidade em tempo real 

Junto com a pressão por entregas mais ágeis e a operação omnichannel, muitos CDs ainda possuem baixa visibilidade de ponta a ponta nas cadeias de suprimento. Dessa forma, aumenta a dificuldade no controle de estoques, previsão de demandas e resposta a imprevistos, prejudicando a eficiência logística. 

6. Escalabilidade em períodos de alta demanda 

As datas sazonais como Black Friday, Natal, Dia das Mães, Dia das Crianças e campanhas promocionais exigem uma escalabilidade rápida nos centros de distribuição. A incapacidade de escalar de forma eficiente pode levar a atrasos, erros e perda de vendas. 

7. Sustentabilidade  

Por fim, outro desafio crescente é a busca por sustentabilidade com os centros de distribuição tendo que reduzir sua pegada de carbono, gerar menos resíduos e adotar práticas mais ecológicas.  

Saiba mais: Como a gestão de riscos se torna estratégica e fortalece o combate a fraudes   

Riscos da logística do futuro nos centros de distribuição 

As operações dos centros de distribuição já enfrentam riscos costumeiros, como desvio de mercadorias, invasões, roubos de produtos e até mesmo roubo de cargas de veículos nas chegadas e saídas. Tais incidentes podem ser de oportunidade ou orquestrados por criminosos ou até contando com a ajuda de pessoas internas. 

No entanto, se estes problemas já não fossem suficientes, agora os CDs estão vulneráveis a outros riscos. Com a digitalização e a evolução para processos automatizados, as ameaças cibernéticas também são um fator de preocupação. 

Todos esses riscos podem afetar não apenas a eficiência operacional e causar prejuízos financeiros, mas também impactar a reputação e a sustentabilidade do negócio. 

A seguir, listamos os principais riscos a serem considerados nas operações da logística do futuro: 

1. Ciberataques e vazamentos de dados 

Com a proliferação de sistemas conectados e softwares de gestão logística, os CDs se tornam alvos atrativos para ataques cibernéticos. Essas invasões às redes da empresa causam diversos problemas como: 

  • Interrupção de operações;
  • Roubo de informações estratégicas e dados pessoais; 
  • Comprometimento de contratos; 
  • Extorsão por ransomware; 
  • Prejuízos financeiros decorrentes de todas essas situações. 

Para evitar essas graves consequências, as estratégias de segurança cibernética devem ser fortalecidas, com aprimoramento de controle de acesso, criptografia, proteção de dados, entre outros. 

Inclusive, 62% dos brasileiros aceitam pagar mais por marcas mais seguras nas compras online, conforme pesquisa da Serasa. 

2. Falta de interoperabilidade entre sistemas 

Muitos centros de distribuição operam com um misto de tecnologias antigas e novas. A integração inadequada entre sistemas legados e plataformas modernas pode gerar perda de dados, lentidão em processos e ineficiência no atendimento ao cliente. É fundamental pensar na modernização dessa estrutura para a logística do futuro. 

3. Dependência da tecnologia 

Obviamente, a automação e digitalização de processos trazem muitos benefícios. Mas é preciso também ficar atento aos riscos, já que, quando a tecnologia falha, as operações podem ser paralisadas. Neste sentido, as empresas já devem ter planos de contingência e capacitação da equipe para uma operação manual em caso de emergência. 

4. Problemas na cadeia de suprimentos 

Diversas ameaças externas podem impactar as operações dos CDs, como desastres naturais, escassez de matéria-prima, guerras e até pandemia, como vimos recentemente. Nestes casos, fica-se suscetível a atrasos na entrega de produtos, impactos no fluxo do estoque e aumento dos custos logísticos. 

Muitas vezes, tais incidentes são inesperados e suas consequências não são possíveis de serem contornadas. Porém, para mitigar essa situação, é possível adotar uma variedade de fornecedores e um mapeamento de riscos na cadeia. 

5. Falta de cumprimento das legislações 

Os centros de distribuição precisam cumprir uma série de obrigações regulatórias, envolvendo normas trabalhistas, fiscais, tributárias, ambientais e de proteção de dados, como a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). A não conformidade com as legislações pode gerar multas e até perda de licença. 

Veja também: Como identificar desvio de mercadorias no estoque da sua empresa 

6. Riscos de segurança física 

Apesar da digitalização, os riscos físicos, como mencionamos anteriormente, permanecem nas operações e as empresas precisam acompanhar de perto para minimizá-los. Além dos roubos, invasões e fraudes, podemos considerar aqui também acidentes de trabalho, incêndios e outras falhas estruturais. 

Para reduzir essas ocorrências, vale a pena melhorar o controle de acesso e adotar medidas de combate a fraudes, bem como garantir a segurança da infraestrutura e organizar treinamentos com a equipe. 

Leitura recomendada: Entenda como evitar fraudes no e-commerce e reduzir prejuízos financeiros 

7. Impactos ambientais 

As operações de CDs possuem um alto consumo de energia e de geração de resíduos. Por isso, as empresas precisam cumprir com as legislações ambientais já existente, principalmente no que diz respeito a resíduos e, diante da necessidade por readequações ambientais nos tempos atuais, adotar práticas mais sustentáveis. 

Afinal, a logística do futuro exige que os centros operem de forma responsável e transparente, com compromisso real com as questões de ESG (Environmental, Social e Governance, ou seja, Ambiental, Social e Governança). 

Conheça as tendências e novidades da logística do futuro 

De olho neste cenário de desafios e riscos para as operações dos CDS, visando a transformação para a logística do futuro, apresentamos as principais tendências. 

1. Automação inteligente e robótica colaborativa 

A adoção de robôs autônomos, esteiras inteligentes e sistemas de picking (separação de pedidos para envios) automatizado está se tornando comum nos centros de distribuição. Com isso, é possível otimizar tarefas repetitivas, aumentar a precisão nas solicitações e reduzir os erros humanos, direcionando a força de trabalho para atividades mais analíticas e de alto valor agregado. 

2. Internet das Coisas (IoT) 

Os sensores IoT estão transformando os centros de distribuição em ambientes hiperconectados. Eles permitem o monitoramento em tempo real de mercadorias, condições ambientais, como temperatura e umidade, localização de ativos e desempenho de equipamentos. Essa visibilidade proporciona uma tomada de decisão mais ágil e fundamentada. 

3. Análise preditiva e uso de big data 

O uso de dados em larga escala e ferramentas de análise preditiva torna possível antecipar demandas, identificar gargalos e otimizar rotas e estoques. Ao unir o histórico de informações com aprendizado de máquina, os gestores podem aumentar a previsibilidade e melhorar as operações. 

4. Logística verde 

Com a preocupação ambiental, a logística do futuro tem foco em eficiência energética, uso de energias renováveis, redução de desperdícios e emissão zero de poluentes. Sem contar que as empresas podem investir em veículos elétricos e embalagens sustentáveis para contribuir com as questões sustentáveis. 

5. Flexibilidade dos centros de distribuição 

Com o crescimento do e-commerce e a variabilidade da demanda, os centros de distribuição precisam ser mais flexíveis e escaláveis. Nesse sentido, deve-se prever a instalação de espaços modulares e a integração com marketplaces para ter respostas rápidas a mudanças no fluxo de pedidos e nos volumes de estoque. 

6. Logística omnichannel 

A convergência entre os canais físico e digital exige uma logística que atenda diversos tipos de pedidos com a mesma eficiência. Dessa forma, os centros de distribuição devem estar aptos a atender tanto as entregas para lojas quanto as diretas ao consumidor, com rastreabilidade e agilidade. 

7. Centros de microdistribuição  

Uma tendência emergente da logística do futuro é a descentralização dos centros de distribuição. As pequenas operações localizadas mais próximas das regiões urbanas reduzem o tempo de entrega e aumentam a eficiência do last mile. Essa estratégia melhora a experiência do cliente e reduz custos logísticos. 

8. Realidade aumentada e realidade virtual 

Essas tecnologias imersivas podem ser aplicadas para o treinamento de colaboradores e simulação de cenários operacionais. A partir dessa capacitação, fica mais fácil prever problemas e obstáculos nas operações, reduzir erros operacionais e aumentar a produtividade e eficiência. 

9. Inteligência artificial aplicável à gestão 

Em centros de distribuição mais avançados, os sistemas baseados em IA fazem análises de dados e cenários, realizam projeções e tomam decisões em tempo real sobre o posicionamento de estoques e ajustes operacionais dinâmicos. 

Leia também: Gastos de empresas com IA explodem. Veja como usar no combate a fraudes 

10. Blockchain e segurança  

A demanda por maior rastreabilidade na cadeia logística segue em alta na logística do futuro. Nesse contexto, o blockchain se destaca como tecnologia essencial para garantir integridade e confiabilidade em todas as etapas do processo logístico. 

Com registros imutáveis e compartilhados entre os participantes da cadeia, o blockchain possibilita rastreamento em tempo real, visibilidade completa da movimentação de cargas, segurança de dados e redução de fraudes 

11. Entrega sob demanda 

Com a maior busca dos consumidores por entregas rápidas, a logística sob demanda passa a ter mais destaque, exigindo novos modelos de negócio. Já existem empresas que usam sistemas de entrega no mesmo dia ou delivery instantâneo, necessitando de uma rede de transporte eficiente. Só é necessário redobrar a atenção em relação ao controle dos estoques. 

12. Lockers inteligentes 

Os lockers inteligentes vêm ganhando espaço como solução prática para a etapa final da entrega, especialmente no varejo. Esses armários automatizados facilitam o processo de retirada de produtos, oferecendo mais comodidade, segurança e autonomia para os consumidores. 

Com o fortalecimento do modelo click and collect, os clientes podem retirar suas compras em horários flexíveis, sem filas ou necessidade de interação direta, o que melhora a experiência e reduz custos logísticos. 

13. Soluções autônomas para o last mile 

A última milha no processo de entrega caminha para a logística do futuro com o avanço de soluções autônomas. Drones, robôs de entrega e veículos autônomos já estão sendo testados e, em alguns casos, utilizados para levar produtos diretamente ao consumidor. 

Essas inovações proporcionam entregas mais rápidas, maior precisão nas rotas e economia, especialmente em áreas urbanas congestionadas ou de difícil acesso. 

Como a GIF International pode ajudar a impulsionar a logística do futuro 

A GIF International oferece soluções que fortalecem a eficiência, segurança e integração nos processos logísticos.  

Com consultorias especializadas em gestão de riscos, prevenção de perdas, inteligência patrimonial, investigação de fraudes, compliance e desvio de conduta, a GIF está preparada para apoiar empresas na transição para a logística do futuro. 

Com mais de 30 anos de mercado, oferecemos um ecossistema integrado e completo de soluções de combate a fraudes. Entre em contato com nossos especialistas agora mesmo! 

YouTube video

Cibersegurança
Gestão de Riscos
Institucional
Investigação de Fraudes
Prevenção de Fraudes
  • Foto de Gabriel Duque Gabriel Duque
  • Jornalista e especialista em marketing de conteúdo e SEO
  • Assinar Newsletter
  • Confira também
Investigação de fraudes

Conheça a história da GIF International e nossas soluções de investigação e inteligência antifraude

  • Gabriel Duque
  • 3 de setembro
  • 10 min
apagão cibernético

Veja os impactos e consequências do apagão cibernético para a segurança digital das empresas

  • Gabriel Duque
  • 5 de setembro
  • 8 min
reputação da empresa

Reputação da empresa: como evitar riscos para seu negócio com soluções antifraude

  • Gabriel Duque
  • 10 de setembro
  • 9 min
investigação corporativa

Investigação corporativa: veja como o serviço de combate a fraudes protege seu negócio

  • Gabriel Duque
  • 12 de setembro
  • 7 min
roubo de cargas no Brasil

Roubo de cargas: principais desafios de segurança e as estratégias para evitar

  • Gabriel Duque
  • 17 de setembro
  • 9 min
  • Destaques
logística do futuro

Conheça mais de 10 tendências da logística do futuro para os centros de distribuição

  • Gabriel Duque
  • 15 de maio
  • 10 min
brand protection

Brand Protection: como proteger sua marca de falsificações e uso indevido 

  • Gabriel Duque
  • 13 de maio
  • 11 min
foco no cliente

Como promover o foco no cliente e melhorar a segurança na sua empresa 

  • Gabriel Duque
  • 8 de maio
  • 9 min
transparência nas empresas

Como as estratégias de segurança corporativa e combate a fraudes fortalecem a transparência nas empresas 

  • Gabriel Duque
  • 6 de maio
  • 7 min
Modernização dos meios de pagamento

93% das instituições financeiras estão engajadas em modernizar meios de pagamento 

  • Gabriel Duque
  • 1 de maio
  • 7 min
  • Canal de Ética
  • Política de Privacidade de Dados
  • Política de Segurança da Informação
  • Trabalhe Conosco
  • Canal de Ética
  • Política de Privacidade de Dados
  • Política de Segurança da Informação
  • Trabalhe Conosco
Globe Linkedin Instagram Facebook