O crescimento das fraudes empresariais coloca em risco as organizações. Mas as consequências desse problema não param por aí, já que trazem um clima de insegurança e desconfiança para a sociedade como um todo.
Segundo pesquisa da Deloitte, 69% das empresas identificaram ocorrências de fraudes nos últimos 4 anos. E, de acordo com estudo da PwC, os tipos de crimes mais comuns são:
- Suborno e corrupção, com o envolvimento de funcionários em práticas ilícitas para obter vantagens indevidas;
- Fraude contábil, com estratégias para manipular de forma intencional as informações contábeis para conseguir ganhos financeiros;
- Fraude cometida pelo consumidor, por meio do uso indevido de documentos e identidades, falsificação de documentos, clonagem de cartão, entre outras, para compra de produtos sem pagamentos;
- Roubo de ativos, com furto ou roubo de equipamentos, mercadorias, estoque ou propriedade intelectual;
- Crime cibernético, com ataques cibernéticos em sistemas, apagão cibernético, vazamentos, violações e roubo de dados etc.
Nestes casos, entram fraudes empresariais cometidas por agentes internos, como os colaboradores, e externos, como clientes, fornecedores, concorrentes, hackers, fraudadores profissionais, entre outros.
Impacto das fraudes empresariais nos negócios
Como falamos em outro texto aqui no blog da GIF sobre o custo das fraudes, os impactos após uma ocorrência podem ser gigantescos para os negócios.
Afinal, envolvem perdas financeiras, criação de um clima de insegurança dentro da companhia e o comprometimento da imagem perante o mercado, os clientes e colaboradores. Se os casos acabarem na mídia, então, o prejuízo pode ser ainda maior, afetando a relação com investidores e até o valor da empresa.
De acordo com o levantamento da Deloitte, 15% das organizações disseram ter um histórico negativo de exposição e 6% admitiram ter sofrido perda de valor de mercado.
Leitura recomendada: Reputação da empresa: como evitar riscos para seu negócio com soluções antifraude
Consequência das fraudes para a sociedade
Diante deste cenário, é preciso se preocupar também com o impacto das fraudes empresariais para a sociedade como um todo. Uma vez que a grande quantidade de ocorrências, englobando crimes financeiros, roubo de cargas, roubo de carros alugados, desvios de mercadorias, atos de vandalismo, entre outros, traz consequências para o nosso dia a dia como cidadãos. Veja algumas situações:
1. Aumento da criminalidade
A expansão das fraudes empresariais praticadas nos mais diversos tipos de segmentos é um incentivo para o aumento da criminalidade, já que os fraudadores vêm oportunidades de obterem ganhos rápidos indevidos com essas ações.
Além disso, o uso de novas técnicas e tecnologias para tornar as fraudes mais complexas de serem prevenidas e detectadas, assim como a dificuldade de empresas realizarem investigações, reforça a sensação de que os fraudadores poderão ter lucros em suas tentativas.
Veja também: Brasil tem mais de 4.600 tentativas de golpe financeiro por hora
2. Impunidade
Outra consequência do boom das fraudes, além dos benefícios financeiros para os fraudadores, é a percepção de impunidade. Em muitos esquemas, sejam eles envolvendo agentes externos ou funcionários das organizações, a sensação é de que, mesmo que as fraudes sejam descobertas, os autores responsáveis por elas não serão pegos.
3. Diminuição da arrecadação de impostos
Um dos tipos de fraudes mais cometidos, a corrupção ativa e passiva dentro das organizações contribui para a evasão fiscal, fazendo com quem as empresas evitem suas obrigações fiscais. Isso causa impactos negativos na economia do país, com uma piora na arrecadação de impostos, o que vai se refletir em um problema nos investimentos do governo na sociedade.
4. Aumento do custo de seguros
As fraudes comprovadas contra as seguradoras atingiram o valor de R$ 824,9 milhões em 2022, segundo dados da CNSeg. Esse total representa aproximadamente 16,1% do valor dos sinistros suspeitos.
Independentemente do motivo e do tipo de fraude, essas ocorrências colaboram para aumentar o preço do seguro, já que as taxas são influenciadas pela frequência e severidade de sinistros. Ou seja, no final das contas, as fraudes acabam sendo prejudiciais ao consumidor.
5. Insegurança
Todo este cenário, obviamente, também gera maior insegurança nas pessoas durante o dia a dia, com o aumento da criminalidade. Por mais que as fraudes empresariais sejam direcionadas a bens e ativos de organizações, os indivíduos ainda assim são afetados.
Imagine só a situação de alguém que alugou um carro de locadora e teve o veículo roubado por uma quadrilha de fraudadores. Trata-se de um momento de grande preocupação, que pode inclusive causar impactos psicológicos para os envolvidos.
Além da insegurança presente na sociedade, as fraudes dentro das organizações também promovem um clima inseguro no ambiente corporativo, afetando também a produtividade dos colaboradores.
6. Insatisfação dos consumidores
Por mais que as fraudes impactem diretamente os negócios, como por exemplo, no roubo de cargas, as pessoas também são atingidas na ponta final da cadeia, já que, muitas vezes, não recebem suas mercadorias no prazo.
Sem contar que existem outros golpes contra os consumidores em e-commerces. Uma pesquisa da CNDL/SPC Brasil revela que 32% já sofreram ou passaram por alguma tentativa de golpe nas compras pela internet. As principais situações nas lojas online envolvem:
- Não conseguir receber o item que comprou num site falso ou clonado;
- Ter o cartão de crédito ou débito clonado;
- Ser abordado pelo fraudador pelo WhatsApp e realizar o pagamento fora da plataforma de venda;
- Entre outros.
7. Desconfiança
Com esse contexto de fraudes empresariais em constante expansão e evolução, a confiança entre clientes e organizações, assim como nas relações comerciais, fica prejudicada.
Para se ter uma ideia, segundo um estudo do Banco Interamericano de Desenvolvimento, o Brasil é o país da América Latina e Caribe em que as pessoas menos confiam em outras pessoas e nas instituições.
Outro levantamento do Edelman Trust Barometer indica os setores com maior grau de confiança das pessoas no mundo:
- Tecnologia: 74%;
- Educação: 69%;
- Saúde: 69%;
- Manufatura: 69%.
Entre os menos confiáveis, estão os serviços financeiros (56%) e as mídias sociais (44%).
Importância de prevenir e investigar fraudes empresariais
Após essa visão aprofundada do impacto das fraudes na sociedade, fica clara a necessidade do investimento em soluções e ferramentas de combate a fraudes. Assim, é possível promover maior segurança.
Diversas medidas podem ser adotadas, tanto na prevenção, como na investigação corporativa, para mitigar os prejuízos das fraudes, reduzir os riscos, identificar pontos fracos e vulnerabilidades, melhorar controles internos e evitar ocorrências futuras.
Inclusive, 55% das empresas brasileiras conduziram uma investigação do seu pior caso de fraude, revela a pesquisa da PwC. E, no mundo, cerca de 60% das organizações que fizeram uma investigação do problema acabaram em situação melhor.
Em geral, a resolução de fraudes ocorre em até três meses para 56% das organizações, conforme dados da Deloitte. Portanto, as ações de combate a fraudes ajudam a dar respostas ágeis em casos de irregularidades, assim como monitorar os processos e promover um ambiente de negócios mais controlado.
9 benefícios do combate a fraudes para a sociedade
A implementação de medidas e ações de prevenção e investigação de fraudes geram diversos benefícios. Confira:
- Melhora a credibilidade da empresa junto a clientes e fornecedores;
- Aumenta a reputação da marca no mercado;
- Gera maior conscientização dos colaboradores sobre ações éticas e condutas esperadas dentro da empresa;
- Fortalece a cultura organizacional;
- Promove o aumento de confiança nas relações internas;
- Protege a comunidade contra as fraudes;
- Impulsiona a transparência interna e externa;
- Garante maior ética nos negócios;
- Contribui para maior segurança na sociedade.
Leitura recomendada: Qual o ROI de contratar serviços de combate a fraudes corporativas?
Como a GIF International ajuda a tornar a sociedade mais segura
A GIF International possui um ecossistema de serviços integrados de combate a fraudes para auxiliar as empresas, desde a prevenção até a investigação. Nossa missão é proteger os ativos dos nossos clientes, garantindo efetividade em nossas ações e alta satisfação das empresas que confiam em nossas soluções.
Além disso, temos como propósito contribuir e colaborar para tornar a sociedade mais segura, ao mitigar as fraudes empresariais, identificar os autores, desvendar os esquemas e modus operandi dos grupos responsáveis, e responsabilizar os culpados junto com os órgãos policiais.
Com uma investigação completa, atuamos desde a coleta de evidências e as entrevistas com suspeitos até o engajamento com as forças policiais e o suporte jurídico em inquéritos.
Além disso, temos um compromisso e responsabilidade social, ajudando a comunidade, ao realizar treinamentos junto aos órgãos policiais. Fornecemos diversas qualificações e capacitações sobre os novos modelos de fraudes, o modus operandi dos envolvidos e o padrão comportamental, ajudando as autoridades a terem maior efetividade no combate às ocorrências.
Com 30 anos de mercado, a GIF é reconhecida como referência na América Latina. Oferecemos mais de 10 soluções inteligentes, flexíveis e personalizadas para atender às necessidades específicas da sua empresa. Quer combater fraudes no seu negócio e aumentar a segurança na sociedade? Fale conosco agora mesmo!